Conheça os benefícios da caminhada

A qualidade de vida está diretamente relacionada aos nossos hábitos diários. Desde a quantidade de água ingerida até o nível de exercício físico influenciam diretamente no funcionamento do nosso corpo, o que significa que pequenas atitudes podem melhorar nossa vida significativamente.

Quer entender como a caminhada pode te ajudar a ter melhor qualidade de vida? Vem com a gente!

O que sabemos hoje?

O sedentarismo, obesidade, estados de estresse, transtornos emocionais e uma crescente desconexão entre seres-humanos e natureza estão sendo reforçados cada vez mais pelos estilos de vida atuais. Sabemos que a participação em atividades físicas regulares traz diversos benefícios para a saúde física, social e mental, e que reduz o risco de várias doenças crônicas, como doenças cardiovasculares, diabetes do tipo II, câncer, hipertensão, obesidade, osteoporose e depressão. O que observamos, no entanto, é que os índices de atividades físicas mostram uma constante regressão: na Inglaterra, por exemplo, 29% dos adultos fazem menos de 30 minutos de atividade física moderada por semana e cerca de 8% nem caminham continuamente por 5 minutos ao longo de 4 semanas

Escolher a caminhada: por quê?

Caminhar é uma atividade rítmica, dinâmica e aeróbica que confere muitos benefícios com um mínimo de efeitos adversos. Caminhar é a atividade recreativa ao ar livre perfeita para atingir as metas de atividade física recomendadas, já que se trata de uma atividade natural, barata e que não requer habilidades ou equipamentos especiais. Também é conveniente, podendo ser rotineiramente incorporada ao estilo de vida diário, sendo autorregulada em termos de intensidade, frequência e duração.

Existem muitos benefícios para a saúde associados à caminhada que são aparentes tanto a curto (efeitos rápidos do exercício) quanto a longo prazo (efeitos duradouros) das adaptações que se acumulam após a atividade habitual por um período de semanas ou meses. Caminhar aumenta o fôlego e a resistência muscular do corpo, além de também melhorar a composição de gorduras corporais, como os níveis séricos de colesterol de lipoproteína de alta densidade (aquelas que fazem bem para a gente). Fisicamente, aumenta a flexibilidade e estabilidade das articulações, ajudando a prevenir doenças cardiovasculares como as anteriormente mencionadas. O interessante é que caminhadas regulares podem prevenir fraturas osteoporóticas, prevenindo a osteoporose e as quedas em idades avançadas.

Outra vantagem associada à caminhada é a possibilidade de fazê-la em grupo, o que a torna uma atividade física para promover uma conexão com aqueles que estão interessados em atividades ao ar livre, seja para lazer ou como uma intervenção de saúde. Além disso, a dinâmica e a realização da caminhada em grupos de pode ter efeitos de suporte que encorajam e sustentam a adesão e atitudes positivas em relação à atividade física, companheirismo e uma experiência compartilhada de bem-estar.

E o que mais?

Os efeitos positivos da caminhada não estão ligados apenas à nossa saúde física, mas também à nossa saúde mental. Hoje entendemos melhor as diversas maneiras que atividades físicas promovem a liberação de hormônios que ajudam sentirmo-nos melhores ao longo dos dias, fazendo com que a vida seja mais prazerosa. Em tempos difíceis como o que vivemos com a pandemia da SARS-CoV-2, a caminhada também se insere como uma excelente alternativa às atividades físicas comumente praticadas dentro de academias, podendo ser realizadas em ambientes abertos, seguros e a qualquer momento.

Queremos que todos possam desfrutar do melhor estilo de vida, de maneira simples e sem precisar de habilidades ou equipamentos específicos. Envelhecer com dignidade e garantir uma terceira idade prazerosa significa começar a cuidar do estilo de vida hoje!

Referências:

BARTON, Jo; HINE, Rachel; PRETTY, Jules. The health benefits of walking in greenspaces of high natural and heritage value. Journal of Integrative Environmental Sciences, v. 6, n. 4, p. 261-278, 2009.

HANSON, Sarah; JONES, Andy. Is there evidence that walking groups have health benefits? A systematic review and meta-analysis. British journal of sports medicine, v. 49, n. 11, p. 710-715, 2015.

OLAFSDOTTIR, Gunnthora et al. Health benefits of walking in nature: A randomized controlled study under conditions of real-life stress. Environment and Behavior, v. 52, n. 3, p. 248-274, 2020