Idoso ativo é idoso saudável

Entenda como a atividade física pode mudar a sua vida e veja dicas de como começar a se exercitar, mesmo que você não tenha costume de praticar esportes.

Você sabia que, segundo pesquisas, a cada 10 anos o idoso perde 5% da capacidade física? Perder capacidade física significa perder a autonomia motora e, em alguns casos, social. Mas, em contrapartida, se o idoso praticar atividades físicas de maneira adequada, ele recupera 10% dessa capacidade.

Sendo assim, é fácil perceber que a prática de esportes pode melhorar a saúde de qualquer pessoa. Se você sempre foi ativo, praticando esportes e atividades que lhe ajudam a manter uma boa saúde física e mental, é mais fácil manter o ritmo com o avançar da idade. Se você não tinha esses hábitos, nunca é tarde para começar.

O exercício físico está diretamente relacionado com a longevidade e, além disso, está associado com a liberação de substâncias, como a endorfina, que atuam como analgésicos naturais e melhoram a ansiedade, trazendo uma sensação de relaxamento. Sendo assim, é correto dizer que o exercício físico muda o humor de uma pessoa, melhorando o seu bem-estar e a capacidade de socialização.

O processo de envelhecimento acontece a todo momento e com todas as pessoas. É um processo natural e não deve ser temido! Porém, alguns cuidados e precauções devem ser tomados, afinal, envelhecer, como qualquer outra fase da vida, tem suas peculiaridades. Mudanças físicas, junto com dificuldades de relacionamento (estresse, desinteresse, baixa autoestima, isolamento etc.), afetam diretamente a qualidade de vida do idoso.

Infelizmente, é comum que a autonomia relacionada às alterações físicas seja prejudicada, principalmente se o idoso não aderir hábitos saudáveis em sua rotina.

O idoso que não pratica exercícios físicos está mais sujeito a sofrer quedas e a adquirir doenças, tais como: depressão; diabetes; e doenças relacionadas ao sistema circulatório, como o Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Todos prezamos pelo nosso bem-estar psicológico e físico e, mesmo sabendo que não é simples começar, praticar atividades físicas cotidianamente provoca reações positivas na vida do idoso, pois atenua as alterações naturais do envelhecimento, melhorando as funções orgânicas e aumentando a vitalidade do idoso.

Pensando nisso, viemos trazer algumas sugestões para que você comece a se cuidar melhor. Lembrando que sempre é importante procurar ajuda profissional antes de realizar a atividade física escolhida.

Veja algumas alternativas:

Alongamentos: é uma opção simples e eficaz, melhorando a flexibilidade, o equilíbrio e fortalecendo a musculatura do idoso. Podem ser feitos em espaços menores, como em uma sala ou quarto, e é uma atividade física barata.

Caminhada: é uma das atividades mais conhecidas quando se fala em terceira idade. Ela apresenta alguns benefícios que devem ser destacados. Dê uma olhada neste artigo (Conheça os benefícios da caminhada) que escrevemos para o nosso blog, ali você entenderá mais sobre esses benefícios.

Exercícios físicos na água: natação e hidromassagem costumam ser atividades recomendadas para idosos, pois, além de trazer benefícios para a força muscular, melhora a capacidade pulmonar e cardíaca do indivíduo. Ademais, as atividades físicas na água têm a vantagem de provocar menos impactos nas articulações.

Às vezes, a prática de exercícios pode ser solitária, principalmente se é feita em casa. Pensando nisso, existem grupos focados na saúde do idoso que se reúnem para socializar e praticar atividades físicas, sendo que os encontros podem ser tanto online quanto presenciais.

Um desses grupos é o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Atividade Física para Idosos (Gepafi) da Universidade de Brasília, no qual a professora Marisete Safons coordena as aulas junto com outros pesquisadores.

Esse grupo já se reúne há 23 anos, promovendo atividades físicas e encontros sociais. Com a pandemia, a professora e seus alunos tiveram que encontrar uma solução. Nesta matéria da Secretaria de Comunicação da UnB, vemos que ocorreu uma adaptação das atividades, fazendo com que os encontros acontecessem no âmbito virtual.

Os idosos são orientados na execução de exercícios funcionais, utilizando o peso do próprio corpo e objetivos comuns do dia a dia, como sacos de arroz e cadeiras. Esse tipo de grupo pode ser uma boa opção! Afinal, além de receber orientações para atividades físicas, de quebra, dá pra interagir com novas pessoas, fazendo novas amizades e, consequentemente, melhorando a qualidade de vida.

Gostou das nossas dicas?

No nosso instagram temos muitas outras informações que podem lhe ajudar a manter uma boa qualidade de vida. Vai lá! Se tiver alguma dúvida e sugestão, ficaremos felizes em ajudar.

Referências:

AMARAL, S. A. A.; CLEMENTINO, F. G. M. A importância da atividade física para a saúde do idoso. InterFISIO. Disponível em: https://interfisio.com.br/a-importancia-da-atividade-fisica-para-a-saude-do-idoso/.

BARRETO, J.; GUIMARÃES, T. Atividade física na terceira idade. Unimed, 22 out. 2018. Disponível em: https://www.unimed.coop.br/web/riograndedonorte/viver-bem/saude-em-pauta/atividade-fisica-na-terceira-idade.